CIP dá os primeiros passos no Venture Capital
A CIP, provedora de infraestrutura bancária e de pagamentos, fez seu primeiro aporte em uma fintech e, juntamente com a Vivo Ventures, tem a Klavi como parceira de negócios.
Com o investimento, a CIP dá o primeiro passo na modalidade de Corporate Venture Capital e segue o plano de abrir novas frentes de negócio após sua desmutualização, expandindo participação no mercado.
A Klavi é a segunda empresa em que a CIP fecha parceria em menos de um ano. Em outubro de 2021, anunciou investimento na BEE4, Balcão Organizado de Empresas Emergentes, marcando sua entrada como provedora de infraestrutura para outros segmentos, aportando conhecimento e capacidade técnica para garantir robustez na liquidação das negociações.
Esse novo investimento segue a estratégia que desenhamos para a CIP e está em sinergia com os produtos que oferecemos. Temos a vocação e ambição de fornecer serviços para todos os setores da economia, orquestrando dados e oferecendo serviços de inteligência, temos acompanhado oportunidades de mercado e estamos com várias startups no nosso pipeline. Avaliando empresas de diferentes portes em função dos caminhos de crescimento que a gente vê pela frente.
Desde 2021 a CIP S.A já vem estreitando relacionamento com a Klavi que foi uma das startups participantes e classificadas no programa de inovação aberta, o InovaCIP. A Klavi é pioneira em geração de insights a partir de dados de Open Finance no Brasil.
A fintech está agregando informações de diversas fontes com a CIP S.A. e já está desenvolvendo o primeiro score com dados de boletos. Com o objetivo de ser líder em soluções de Open Finance no país, a Klavi usará os recursos para fortalecer a sua área de tecnologia, por meio de oportunidades de inovações em serviços B2B e seu setor de processamento de dados, além de facilitar a elaboração de novos produtos.
A CIP nasceu como associação civil sem fins lucrativos para integrar o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Em março de 2022, foi criada a CIP SA, o que possibilitou a expansão do leque de produtos, agora como Tech Company com capacidade de orquestrar dados, alavancar negócios em seu core business no setor financeiro e expandir fronteiras para outros setores.