Queda da Selic faz pedidos de portabilidade de financiamentos dispararem 140% no 1º trimestre
Em fevereiro e março, as solicitações passaram da casa de um milhão, atingindo o mesmo patamar observado entre setembro e novembro de 2023, que não era visto desde o segundo semestre de 2021.
A quantidade de solicitações de portabilidade de financiamentos e aplicações financeiras aumentou quase 140% no Brasil no primeiro trimestre de 2024. O movimento ganhou impulso após o início do ciclo de quedas da taxa básica de juros, a Selic.
Em fevereiro e março, os pedidos passaram da casa de um milhão, atingindo o mesmo patamar observado entre setembro e novembro de 2023, que não era visto desde o segundo semestre de 2021.
99% pedidos de portabilidade são para financiamento de crédito consignado. Deste total, 83% das solicitações são realizadas por aposentados e pensionistas do INSS.
Só em janeiro, a portabilidade movimentou R$ 3,8 bi, segundo dados do Banco Central.
Quais as vantagens da portabilidade?
Segundo Rafael Dal Mas, da Núclea, antiga Câmara Interbancária de Pagamentos, este é um bom momento para tentar a portabilidade. Com a queda da Selic, é possível transferir a dívida para outros bancos e diminuir os juros do financiamento, reduzindo o valor das parcelas.
Agora é um bom momento. Agora ou em qualquer momento de queda. A portabilidade de crédito tem uma influência direta da queda de taxa de juros. Eu tenho um contrato de crédito com uma taxa de juros contratada na época em 10%, por exemplo. E, agora, com a queda da taxa de juros, a oferta pelo mesmo crédito em outra instituição está com 9%, com 8% - e obviamente isso vai refletir em uma parcela menor do que você está pagando.
O Samuel Pasquetti, gerente regional de uma empresa hospitalar, conseguiu reduzir entre 15% e 20% das parcelas do financiamento de um apartamento após fazer a portabilidade.
A gente começou a estudar essa possibilidade, visando a diminuição da taxa de juros. E a gente viu que, sim, era possível e que a gente poderia reduzir bastante a taxa de juros atuais que a gente estava pagando. Foi muito fácil, até fiquei bem surpreso, porque eu achei que ia ter muita burocracia. Foi feito praticamente tudo de forma virtual. É muito vantajoso porque você consegue diminuir bastante a taxa de juros que você vai pagar quando você olha o total do seu financiamento.
Ainda segundo Rafael, a portabilidade gera uma concorrência entre os bancos, já que eles podem disputar o cliente oferecendo melhores condições para fisgá-lo.